domingo, setembro 30, 2007

MAGREZA NÃO RIMA COM BELEZA!



Estalou! A actriz francesa Isabelle Caro de 31 anos, que aloja 30 quilos num corpo de 1,65m de altura deu "corpo" e "alma" a uma campanha publicitária da marca Nolita (lingerie). O fotógrafo não necessita apresentação. Oliviero Toscano (famoso pela abordagem de temas como a xenofobia inseridos em campanhas da Benetton) entra para ganhar! Pessoalmente sou avesso a falsos moralismos e entendo que para se apreender algo, a imagem visual tem muito mais força que uma frase ou cliché bem construído! As pessoas nem reparam num slogan incisivo, mas certamente não ignoram nem ficam alheias a uma imagem para lá de chocante!
O primeiro dia da semana da moda feminina em Milão fica assim marcada com um valente murro na consciência mundial. De repente, um outdoor afixado pelas ruas mais concorridas de itália ganha vida e corre as bocas do mundo! Isto é PUBLICIDADE! Pode chocar os mais contidos, mas o certo é que a vida, o real, é assim mesmo. Fácil mesmo é meter a cabeça na areia e continuar...

D&G, a mundialmente famosa dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana colocam o dedo na ferida: "Anorexia não é um problema da moda, mas sim um problema psiquiátrico!" Ora, se dúvidas houvesse, este sector está na linha da frente para opinar. Poder-se-á sempre discutir se esta será a forma mais "elegante" para se chegar à mensagem, mas aí, estaremos de novo a entrar nos falsos moralismos. Quem chega a este patamar, não consegue discernir que está a poucos passos da morte!

Além da excelente campanha para a marca, houve um cuidado e alguma perspicácia ao abordar um tema tão polémico como é o alerta para a anorexia. Certamente quem se deu já conta dos cálculos para um emagrecimento voluntário, pensará duas vezes se é assim que quer ficar. A reflexão é o resultado directo da imponência da imagem!

Importante referir que esta campanha teve o apoio do Ministério de Saúde Italiano, o que não deixa de surpreender, pois geralmente é um tema que não espicaça muito os políticos, acabando mesmo por ficar marginalizado.

A verdade nua e crua de Isabelle Caro é chocante. Tem 31 anos, sofre de anorexia desde os 13. Há cerca de um ano pesava 25kg, na altura da pose para Oliviero Toscani, 30. Actualmente, 32. Logo depois que esta notícia me chegou aos ouvidos, foi num ápice que a minha memória se deslocou até quase 1 ano atrás (15.11.2006) e lembrou Ana Carolina Reston, modelo brasileira de 21 anos que não resistiu ao seu estado de fraqueza e acabou por falecer. Na altura pesava 40kg para 1,72m. Fiquei chocado sim!

A magreza extrema tem muito mais a ver com a morte do que com beleza! A selecção de imagens em slide-show dá que pensar! Oliviero Toscano, a única foto masculina que coloquei, ainda vai agitando as águas...

Muito mais que o "exterior", a saúde "interior" tem um valor maior, pois o equilíbrio, é o melhor fio de prumo na vida... faz a diferença!