quinta-feira, junho 19, 2008

DESILUSÃO!


Desilusão! Não da Selecção. Não do jogo realizado. Não do golo validado com a falta de Ballack sobre Paulo Ferreira. Não dos erros já presenciados em jogos anteriores no que diz respeito a lances de bola parada. Não por não ter chegado à final. Enfim... uma sensação de desilusão que nos invade e nos deixa de olhar pregado no chão! Mais que perder este jogo, fica a sensação de que a Prova perde alguns dos melhores jogadores de nível Mundial. Uma Alemanha que considero perfeitamente ao alcance de Portugal.

Continuamos a errar nos momentos cruciais, e por caricato que pareça, as grandes falhas situam-se bem cá atrás assim como bem lá à frente. Um matador na área levaria Portugal ao título e se o Ricardo é excelente a jogar de pés e a defender penalties, já não o é tanto nas saídas às bolas paradas! Mas nem isso eu culpo, a minha frustração recai na "estrelinha" que escolhe acompanhar os Campeões, e essa, nos últimos anos ainda não se decidiu a acompanhar-nos! É pena, pois esta geração de craques Lusos bem merecia. Continuamos a jogar mais, jogar melhor, mais bonito... mas quem vence é quem marca! Claro que também ficam algumas coisas por explicar, como por exemplo Portugal ter disposto de 7 dias para preparar este jogo e a Alemanha apenas 2!...

Comenta-se também que entrou "demasiado confiante". Aceito que se entre confiante, pois o estatuto assim o dita. Se hoje Portugal é considerada uma Selecção Poderosa e temida, é normalíssimo que os jogadores que entram em campo ambicionem a vitória!
Este jogo revelou a frieza alemã, que não se fez rogada nas duas primeiras oportunidades. Duas falhas de marcação, e aproveitamento para dois golos! Muito simples... Para mim a grande incógnita continua a ser o porquê de no segundo tempo não atacarmos mais, pressionar mais, rodar mais a bola e fuzilar o guarda-redes alemão, se tivémos SETE dias para "descansar"... Provavelmente o ideal seria não ter tanto tempo para "pensar", o ideal é entrar em campo e dar tudo por uma camisola, por um povo, por um país... mesmo estando "de rastos"!

Ronaldo é sem dúvida o Melhor Jogador do Mundo! Apesar de discreto neste Europeu, para quem tem a mente curta eu lembro que fez uma época de Ouro! E uma época são 9 meses a jogar ao mais alto nível! Isso sim, é a regularidade que premeia o jogador que foi apenas o melhor jogador a actuar na Liga Inglesa, o melhor Jogador Jovem pelo segundo ano consecutivo, o melhor marcador da Liga Inglesa, o melhor marcador da Liga dos Campeões, e finalmente... Campeão Europeu! Marcou 43 golos, o que para um extremo é muita fruta! Ainda alguém tem dúvidas?

Zidane era um jogador Top, mas quem via jogos do Real Madrid, de certeza que assistiu a muitos onde a produção do Zidane era pura e simplesmente... Zero! Num rasgo fazia a diferença é sabido, mas para mim não basta. Aprecio muito mais um jogador que leva uma época certinha a fazer assistências para golo, a correr a cortar a bola, a marcar livres com 80% de eficácia e a ser humilde o suficiente para ser considerado o Melhor do Mundo. Para quem ainda não percebeu, falo de FIGO, aquele que joga e faz jogar! Ronaldo com a margem de progressão que ainda tem, prevê-se um jogador Poderoso! Técnica, força, velocidade, exímio na marcação de livres com efeito XPTO que acabam no fundo das redes adversárias, carinha laroca, trabalhador apurado e perfeccionista, enfim, aquele que muitos (mas mesmo muitos!) já consideram como o Modelo de Futebolista do Séc XXI.


Bem, em jeito de remate, fica pelo menos a consolação de vislumbrar um futuro risonho com o leque de jogadores que despontaram neste Europeu, e falo no "banco" que ficou a ver jogar, mortinhos por pinchar lá para dentro e dar a volta ao resultado! Melhores dias virão...
Venha o Mundial de África do Sul 2010!

Beijos e Abraços